LIVE: Diálogos Transdisciplinares – A Brutalidade do AGORA | Ângela Ferreira

Nos fizemos uma Live no Youtube!

O laboratório NANO realizou no dia 13 de agosto de 2020 a roda de conversa Diálogos Transdisciplinares, convidamos a fotografa Ângela Ferreira (a.k.a Berlinde. Porto, 1975) para falar um pouco sobre seu trabalho.

A Brutalidade do AGORA O hibridismo da fotografia como vibração da existência. A partir do seu processo criativo, a artista e pesquisadora portuguesa, apela a uma ressignificação do tempo presente, numa tentativa poética e introspectiva, de captar (e reter) o curso irreversível do tempo e de todos os acontecimentos brutais que permanecem a marcar o curso da história. A experimentação, o hibridismo o trânsito entre as distintas linguagens, são o mote e impulso para as distintas formas de ver, ouvir e sentir o mundo. Desde a sua casa/mundo, a autora revelará o potencial das formas híbridas da fotografia no atual contexto de produção expositiva e artística, mais precisamente na forma como a Fotografia se tem entrelaçado no tempo presente, em virtude da sua hibridez e prática multidisciplinar. “A minha ideia é abraçar a fotografia híbrida e apropriação, em diálogo com a pintura, o cinema, a literatura, numa espécie de romance que paira no limbo, não somente entre o documental e o ficcional, mas entre-tempos, entre histórias e geografias, entre passado e futuro, entre Portugal e Brasil. Nesta colagem de imagens, abro espaço para um mundo complexo de traduzir, num espaço entre o sagrado e o espiritual da arte. Do norte ao Nordeste do Brasil até terras lusas, procuro investigar as abordagens atuais para a interpretação e exibição de artes e culturas não-ocidentais”.

Bio
Ângela Ferreira (a.k.a Berlinde. Porto, 1975) é investigadora, escritora e curadora especializada em fotografia contemporânea. É pesquisadora em Pós-doutoramento na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil, desenvolvendo estudos sobre práticas visuais contemporâneas que problematizam as formas híbridas da Fotografia, em interseção com outras línguas, como pintura, cinema e literatura. Vive e trabalha entre Portugal e Brasil.

Mediação
Guto Nóbrega e Malu Fragoso

Assista a Live:

Nos dias 20 de agosto, 03 e 10 de setembro a convidada Ângela estará ministrando uma Oficina sobre construção de narrativa e confecção de fotolivros.
Para saber mais acesse nosso instagram: