Integrantes

Coordenadores


Guto Nóbrega

Carlos (Guto) Nóbrega é Doutor (2009) em Interactive Arts pelo programa de pós graduação Planetary Collegium (antigo CAiiA-STAR), University of Plymouth UK, onde desenvolveu pesquisa sob orientação do Prof. Roy Ascott durante 4 anos com bolsa de doutorado pleno pela CAPES. Sua pesquisa de caráter transdisciplinar nos domínios da arte, ciência, tecnologia e natureza investiga como a confluência desses campos (em especial nas últimas décadas) tem informado a criação de novas experiências estéticas. Este estudo traz como resultado um intervenção prático-teórica no campo da arte com foco nas idéias de interatividade, telemática, teorias de campo e hiperorganimos. Guto Nóbrega é artista, pesquisador, Mestre em Comunicação, Tecnologia e Estética pela ECO-UFRJ (2003) e Bacharel em gravura pela EBA-UFRJ (1998) onde leciona desde 1995 e atualmente fundou e coordena o NANO – Núcleo de Arte e Novos Organismos, espaço de pesquisa para investigação na intersecção entre arte, ciência e tecnologia. Seus textos têm sido publicados amplamente em periódicos e livros e suas obras artísticas têm sido apresentadas internacionalmente em conferências e exposições tais como: Arizona College of Fine Arts -Arizona US, ISEA Singapore, University of Quebec in Montreal s Coeur des Sciences, University of Applied Arts Vienna, Sala Parpalló – Valência Spain, LABoral – Centro de Arte y Creación Industrial, Gijon Spain, Facultad de Ciencias Sociais y Comunicación Universidad del País Vasco – Bilbao Spain, International Institute Of Biophysics Neuss Germany, Roland Levinsky Building, University of Plymouth UK, Art Centre Plymouth UK, Barbican Theatre Plymouth UK, Cornerhouse – Manchester, United Kingdom.


Foto de rosto de Malu Fragoso

Malu Fragoso

Maria Luiza (Malu) Fragoso possui Licenciatura em Educação Artística, com Habilitação em Desenho, pela Universidade de Brasília (1984), mestrado em Fine Arts, major in Printmaking, pela George Washington University (1993), e doutorado em Multimeios pelo Instituto de Artes da UNICAMP (SP) (2003), onde desenvolveu pesquisa sobre experimentações artísticas na rede Internet com bolsa da CAPES. Sua pesquisa de caráter transdisciplinar nos domínios da arte, ciência, tecnologia e culturas tradicionais investiga processos de transculturalidade provocados pela transposição entre áreas de conhecimento. Parte do diálogo entre culturas, seus respectivos conhecimentos e modos de expressão inseridos no contexto da multimídia e da arte computacional ao explorar o potencial estético a partir de uma aisthesis reinventada. O trabalho de pesquisa produz como resultados estudos teórico-práticos no campo da experimentação artística envolvendo ambientes telemáticos, performances e instalações computacionais.
Professora no Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília entre julho 1993 e fevereiro 2009, orientadora na linha de pesquisa Arte e Tecnologia do Programa de Pós-Graduação em Arte, onde participa até hoje como pesquisadora colaboradora. Coordenadora do curso de Comunicação Visual Design e representante da linha de pesquisa Poéticas Interdisciplinares no PPGAV , ambos na EBA-UFRJ entre 2010-e 2012. Vice-coordenadora do PPGAV entre 10/2012-8/2013. Membro eleito da Diretoria da ANPAP, exercício 2011-2012. Coordenadora do grupo de pesquisa REDE – Arte e Tecnologia Redes Transculturais em Multimídia e Telemática (desde 2004), credenciado no CNPq, e coordenadora do NANO – Núcleo de Arte e Novos Organismos (desde 2010), junto com o professor Dr. Guto Nóbrega, ambos espaços de pesquisa para investigação na intersecção entre arte, ciência e tecnologia.

Pesquisadores


Foto de rosto de Bruna Machado

Bruna Machado

Estudante de Lic. Educação Artística – Habilitação em Desenho, desenvolve sua pesquisa a partir de estruturas vegetais, em busca de novas formas, texturas, cores e linhas. em escalas micro e macro cósmico, têm fascinação pelos temas microscopia e a sua analogia com o microcosmo e macrocosmo como uma forma de compreender o que somos em relação de escala nesta imensidão que chamamos de Universo.



Helena Porto

Pesquisadora e artista, atualmente cursando Desenho Industrial – Projeto de Produto na UFRJ. Sua pesquisa tem caminhado pelas áreas das artes, das ciências sociais, da comunicação, da filosofia e do design, tangenciando várias outras e se aproximando de temas ligados à sexualidade e à cibercultura.


Foto de rosto de Isadora Pacini

Isadora Pacini

Graduanda em Comunicação Visual Design pela EBA-UFRJ. Acredita na responsabilidade social da arte e do design e na sua agência como potências transformadoras da realidade. Seus processos de criação unem os meios analógico e digital e dialogam com esferas multidisciplinares. Suas principais áreas de interesse são programação visual e criativa, potências poéticas no campo expandido da arte-tecnologia e narrativas virtuais.



João Vitor Coelho

Graduando em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica – UFRJ. Com formação técnica em Eletromecânica, possui conhecimentos em Mecânica, Elétrica e Eletrônica. Não só, nutrindo profundo interesse em tecnologia e arte, atua também nas áreas de: computação, cibersegurança, redes, design gráfico e pintura digital. Dentre suas atividades de pesquisa no NANO, estão inclusas Internet das Coisas (IoT); Computação; Robótica e Eletrônica em arte e tecnologia


Nadine Nicolay

Estudante de graduação em Comunicação Visual Design pela EBA – UFRJ. Sua pesquisa envolve áreas da arte, design, tecnologia, biologia e agroecologia. Atualmente, investiga possíveis meios de comunicação entre humanos e microrganismos, buscando evidenciar suas relações ecológicas harmônicas. Explorando ferramentas como a visualização de dados poética, a biomimética e a morfogênese digital, acredita nas experiências artísticas multimídia como formas de sugerir o cultivo de um mundo em que a comunidade humana e não-humana conviva em deliciosa associação simbiótica.


Sofia Reis

Estudante de pintura, sua pesquisa gira em torno do movimento, que atua como mudança sucessiva de um corpo que ocupa vários pontos num espaço, e através da interação desses corpos no ambiente é possível materializar seus sentidos e condições em que o organismo se encontra, por exemplo, como o seu ciclo de vida. Tem como inspiração a natureza, e busca resgatar o que foi vivido durante toda a sua vida na zona rural de Estiva – MG, através da fotografia e da pintura.

Egressos


Izadora Alves

Graduanda em Educação Artística – Artes plásticas na UFRJ, Artista Visual e Arte Educadora, fascinada nas questões que envolvem o corpo humano e outros organismos em suas interações com o ambiente tecnológico e o papel tecelador da arte nessa experimentação. Tem os principais campos de interesse em Antropologia Cultural, Virtualização e Botânica.


Foto de rosto de Gabryel Lima

Gabryel Lima

Graduando em Desenho Industrial – Projeto de Produto na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tenho interesse em modelagem e impressão 3D, concept art e animação. Minha pesquisa é voltada para o desenvolvimento de modelos em 3D e as diferentes áreas em que a modelagem pode estar inserida, principalmente a área artística.