Coordenadores
Carlos (Guto) Nóbrega é Doutor (2009) em Interactive Arts pelo programa de pós graduação Planetary Collegium (antigo CAiiA-STAR), University of Plymouth UK, onde desenvolveu pesquisa sob orientação do Prof. Roy Ascott durante 4 anos com bolsa de doutorado pleno pela CAPES. Sua pesquisa de caráter transdisciplinar nos domínios da arte, ciência, tecnologia e natureza investiga como a confluência desses campos (em especial nas últimas décadas) tem informado a criação de novas experiências estéticas. Este estudo traz como resultado um intervenção prático-teórica no campo da arte com foco nas idéias de interatividade, telemática, teorias de campo e hiperorganimos. Guto Nóbrega é artista, pesquisador, Mestre em Comunicação, Tecnologia e Estética pela ECO-UFRJ (2003) e Bacharel em gravura pela EBA-UFRJ (1998) onde leciona desde 1995 e atualmente fundou e coordena o NANO – Núcleo de Arte e Novos Organismos, espaço de pesquisa para investigação na intersecção entre arte, ciência e tecnologia. Seus textos têm sido publicados amplamente em periódicos e livros e suas obras artísticas têm sido apresentadas internacionalmente em conferências e exposições tais como: Arizona College of Fine Arts -Arizona US, ISEA Singapore, University of Quebec in Montreal s Coeur des Sciences, University of Applied Arts Vienna, Sala Parpalló – Valência Spain, LABoral – Centro de Arte y Creación Industrial, Gijon Spain, Facultad de Ciencias Sociais y Comunicación Universidad del País Vasco – Bilbao Spain, International Institute Of Biophysics Neuss Germany, Roland Levinsky Building, University of Plymouth UK, Art Centre Plymouth UK, Barbican Theatre Plymouth UK, Cornerhouse – Manchester, United Kingdom.
Maria Luiza (Malu) Fragoso possui Licenciatura em Educação Artística, com Habilitação em Desenho, pela Universidade de Brasília (1984), mestrado em Fine Arts, major in Printmaking, pela George Washington University (1993), e doutorado em Multimeios pelo Instituto de Artes da UNICAMP (SP) (2003), onde desenvolveu pesquisa sobre experimentações artísticas na rede Internet com bolsa da CAPES. Sua pesquisa de caráter transdisciplinar nos domínios da arte, ciência, tecnologia e culturas tradicionais investiga processos de transculturalidade provocados pela transposição entre áreas de conhecimento. Parte do diálogo entre culturas, seus respectivos conhecimentos e modos de expressão inseridos no contexto da multimídia e da arte computacional ao explorar o potencial estético a partir de uma aisthesis reinventada. O trabalho de pesquisa produz como resultados estudos teórico-práticos no campo da experimentação artística envolvendo ambientes telemáticos, performances e instalações computacionais.
Professora no Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília entre julho 1993 e fevereiro 2009, orientadora na linha de pesquisa Arte e Tecnologia do Programa de Pós-Graduação em Arte, onde participa até hoje como pesquisadora colaboradora. Coordenadora do curso de Comunicação Visual Design e representante da linha de pesquisa Poéticas Interdisciplinares no PPGAV , ambos na EBA-UFRJ entre 2010-e 2012. Vice-coordenadora do PPGAV entre 10/2012-8/2013. Membro eleito da Diretoria da ANPAP, exercício 2011-2012. Coordenadora do grupo de pesquisa REDE – Arte e Tecnologia Redes Transculturais em Multimídia e Telemática (desde 2004), credenciado no CNPq, e coordenadora do NANO – Núcleo de Arte e Novos Organismos (desde 2010), junto com o professor Dr. Guto Nóbrega, ambos espaços de pesquisa para investigação na intersecção entre arte, ciência e tecnologia.
Pesquisadores
Luiza Tavares
Luiza Tavares de Oliveira, tem 23 anos, é estudante de Licenciatura em Expressão Gráfica pela UFRJ. Sua trajetória acadêmica inclui a atuação em projetos interdisciplinares que unem arte, tecnologia e educação No laboratório, contribui na criação de conteúdo para as redes sociais do evento e coordena a produção dos subprojetos. Com experiência em edição de vídeo e criação de conteúdo para redes sociais, Luiza destaca-se por sua capacidade de organização, criatividade e foco em soluções visuais inovadoras. Sua área de interesse é no cabelo afro e na abordagem triangular de Ana Mae Barbosa.
Soso Reis, 22 anos, é artista visual do interior da cidade de Estiva – MG, pesquisadora no Laboratório de Arte, Tecnologia e Novos Organismos – NANO UFRJ e graduanda em Pintura pela UFRJ. Sua pesquisa gira em torno do processo gestual de experimentação do próprio corpo dentro da fotografia, estabelecendo uma relação entre fragmentos da natureza onírica e o seu ambiente, trazendo à tona o que antes era invisível aos olhos. Procura trazer a criação desse cenário imagético e orgânico para dentro de outros suportes além da foto, como a pintura e gravura, onde nasce uma coletânea de imagens atmosféricas que entram em simbiose no seu momento de criação.
Jackson Cardoso Leite, 25 anos, é artista-pesquisador do Rio de Janeiro – RJ, atua no laboratório NANO – Núcleo de Arte e Novos Organismos UFRJ e é graduando em Artes Visuais – Escultura pela UFRJ. Sua pesquisa entrelaça a escrita experimental, poética e teórica da Arte Contemporânea em confluências com a filosofia a partir da leitura de autores como Donna Haraway e Gilles Deleuze. No desenho, produz a partir do conceito de Ressonância Mórfica do biólogo Rudolf Sheldrake e também investiga as potências criativas e inventivas da arte com os códigos de programação. Faz parte do Coletivo Endosymbiosis oriundo da Galeria MetaGallery no Rio de Janeiro.
Daniel Moreira
Daniel da Cunha Moreira é músico profissional, cientista de dados e desenhista industrial. Atualmente trabalhando no projeto A~MARLab como desenhista industrial procura integrar soluções práticas ao projeto visando combinar estética e funcionalidade. No momento, cursando Planejamento Energético no PPE-COPPE, sua pesquisa envolve o estudo de usinas solares fotovoltaicas flutuantes e eficiência energética. Com base técnico-científica, procura combinar arte, tecnologia e estética em projetos da área naval e outros relacionados ao mar
Renata Gonçalves Novoa, 23 anos, é graduanda em Comunicação Visual Design pela Escola de Belas Artes (EBA) da UFRJ e atua como pesquisadora no Núcleo de Arte e Novos Organismos (NANO). Com um forte interesse na interseção entre design e tecnologia, seu foco está na criação de interfaces digitais que otimizem a experiência do usuário. Além de sua experiência em usabilidade e design de interfaces, Renata possui experiência em comunicação visual, buscando sempre desenvolver soluções que garantam uma mensagem visual clara em diferentes contextos e plataformas.
Pesquisador no NANO – Núcleo de Arte e Novos Organismos desde set/2019, João Vitor Coelho contribui ativamente para o diálogo da interseção entre arte, ciência e tecnologia.
Tendo, anteriormente, inteiramente desenvolvido o Ecossistema IoT (Internet of Things) do laboratório, atua hoje na frente tecnológica de mais uma experimentação ousada e inovadora do NANO, o projeto “A~Mar-Lab”, que conta com flutuantes autônomos na Baía de Guanabara. )
Giovanna Bretas
Giovanna Medeiros Bretas, 21 anos, é artista visual do Rio de janeiro- RJ, graduanda em Artes Visuais- Gravura pela EBA -UFRJ e pesquisadora do Laboratório de Arte, Tecnologia e Novos Organismos – NANO UFRJ. Sua pesquisa tem o intuito de relacionar a intersecção entre natureza e o corpo feminino, explorando esse conceito através de técnicas de gravura, fotografia, vídeo e pintura. No laboratório contribui na montagem e edição de vídeos, além da criação de conteúdo para as redes sociais.
Leonardo Cauper, 21 anos, técnico em eletrônica, graduando em design industrial pela escola de belas artes (EBA – UFRJ), pesquisador do laboratório NANO (Núcleo de Artes e Novos Organismos).
Tem pesquisa voltada para a área de fotometria, gerando modelos 3D e esculturas digitais através de equipamentos de baixo custo. Atua principalmente no projeto “A~Mar-Lab”, através da modelagem e criação de peças suplementares necessárias para os módulos flutuantes.
Pesquisadores Visitantes
Egressos
Estudante de Lic. Educação Artística – Habilitação em Desenho, desenvolve sua pesquisa a partir de estruturas vegetais, em busca de novas formas, texturas, cores e linhas. em escalas micro e macro cósmico, têm fascinação pelos temas microscopia e a sua analogia com o microcosmo e macrocosmo como uma forma de compreender o que somos em relação de escala nesta imensidão que chamamos de Universo.
Pesquisadora e artista, atualmente cursando Desenho Industrial – Projeto de Produto na UFRJ. Sua pesquisa tem caminhado pelas áreas das artes, das ciências sociais, da comunicação, da filosofia e do design, tangenciando várias outras e se aproximando de temas ligados à sexualidade e à cibercultura.
Graduanda em Comunicação Visual Design pela EBA-UFRJ. Acredita na responsabilidade social da arte e do design e na sua agência como potências transformadoras da realidade. Seus processos de criação unem os meios analógico e digital e dialogam com esferas multidisciplinares. Suas principais áreas de interesse são programação visual e criativa, potências poéticas no campo expandido da arte-tecnologia e narrativas virtuais.
Estudante de graduação em Comunicação Visual Design pela EBA – UFRJ. Sua pesquisa envolve áreas da arte, design, tecnologia, biologia e agroecologia. Atualmente, investiga possíveis meios de comunicação entre humanos e microrganismos, buscando evidenciar suas relações ecológicas harmônicas. Explorando ferramentas como a visualização de dados poética, a biomimética e a morfogênese digital, acredita nas experiências artísticas multimídia como formas de sugerir o cultivo de um mundo em que a comunidade humana e não-humana conviva em deliciosa associação simbiótica.
Graduanda em Educação Artística – Artes plásticas na UFRJ, Artista Visual e Arte Educadora, fascinada nas questões que envolvem o corpo humano e outros organismos em suas interações com o ambiente tecnológico e o papel tecelador da arte nessa experimentação. Tem os principais campos de interesse em Antropologia Cultural, Virtualização e Botânica.
Graduando em Desenho Industrial – Projeto de Produto na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tenho interesse em modelagem e impressão 3D, concept art e animação. Minha pesquisa é voltada para o desenvolvimento de modelos em 3D e as diferentes áreas em que a modelagem pode estar inserida, principalmente a área artística.