O vídeo um é o primeiro de uma série de experimentos audiovisuais com o projeto corpos expansivos, com a ideias de transformação do eu e os ”múltiplos-eus” e as questões iniciais que acompanham toda a pesquisa (qual o mínimo para se tornar outro e qual o máximo para permanecer o mesmo) o vídeo se passa em um ambiente similar a um laboratório, frio e mostra texturas pulsantes em superzoom, além da trilha sonora tensa.
Esse primeiro vídeo foi pensado para o ato de comer-transformar e os próximos seguem essa linha, como respirar-transformar, circular-transformar, ver-transformar, e por ai vai, sugerindo a transformação constante do ser humano, coletiva e individual.
O vídeo foi gravado no laticínio da fazenda em que ocorreu o SPA (Abril 2018), Imersão artística da matéria seminário de pesquisa em andamento do PPGAV, com os professores Malu Fragoso e Guto Nóbrega, coordenadores do NANO. Teve o auxílio da Alana Santos na produção, de Bruna Werneck como performer e a trilha sonora do vídeo é foi gravada e produzida pela Stephanie Doyle, todas bolsistas do NANO na época, o briefing/inspiração para a trilha sonora foi o album Space is only noise do Nicolas Jaar.
A versão a seguir é a segunda edição do vídeo um, a mesma em que foi apresentada na exposição coletiva DISSECADAS em junho de 2018 na Marquês 456 (rj), no evento Comuna Intergalática em setembro de 2018 no planetário do Ibirapuera (sp) e na jornada de iniciação científica (JIC) em outubro de 2018. A primeira versão foi apresentada no evento HIPERORGÂNICOS 8, em maio de 2018 no MAST.
ótimo!