O núcleo laboratorial NANO foi instituído em setembro de 2010, e atua no âmbito da graduação e do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes – UFRJ. Tem por finalidade desenvolver pesquisas prático-teóricas na área de artes com foco específico em sua intersecção com a tecnologia e a ciência, dispondo de espaço laboratorial para pesquisa prático-teórica neste eixo temático. Desde sua instauração tem concentrado suas ações na produção de eventos e parcerias em âmbito nacional e internacional cujo interesse é focado no universo das idéias, práticas e poéticas de processos que caracterizam os diversos modos de criação e suas redes afins. A motivação desse grupo de pesquisa é consolidar um espaço transdisciplinar para a reflexão e fomento de novos modelos cognitivos com base na prática e trocas dialógicas com foco nas artes assistidas pelas tecnologias da comunicação/informação.
Nossas pesquisas estão distribuídas em três linhas:
1. Poéticas Interdisciplinares
Investigação conceitual das diferentes poéticas visuais e suas interfaces na produção contemporânea da arte e no uso de novas tecnologias. Apoia-se em estudos filosóficos e estéticos na discussão da arte e seus processos, explorando especialmente a instauração fotopoética, a instância criadora do imaginal e as variações tempo-espaciais na criação do visual. Pretende formar pesquisadores na discussão teórica e realização de projetos artísticos inseridos na pluralidade dos processos criadores.
Linha pela qual o Núcleo se insere no contexto do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais – EBA/UFRJ, PPGAV.
2. Hibridações Experimentais em Arte e Tecnologia
Mapear e investir na análise de processos criativos contemporâneos com objetos técnicos. Refletir sobre o conceito de “hiperorganimos”, derivado da prática contemporânea de arte assistida pelas tecnologias da comunicação/informação. Pesquisar, teórica e praticamente, processos de criação artísticos com ênfase na hibridação de sistemas orgânicos naturais e artificiais.
Coordenação: Dr. Guto Nóbrega.
3. Redes Transculturais em Multimídia e Telemática
Estudo e desenvolvimento de poéticas relacionadas às mídias digitais, seus conteúdos, temas, história, interfaces com as mídias tradicionais da criação artística, análises teóricas, históricas e reflexões sobre as conseqüências dessas criações nas diversas culturas, bem como a influência destas nas criações artísticas como um todo. O pesquisa é transdisciplinar, direcionada para as áreas de Arte, Arte e Tecnologia, Ciência, Computação e Culturas Tradicionais. Realizamos pesquisas em dois grandes eixos: no âmbito da Arte e Tecnologia digital, com desenvolvimento de interfaces físicas e virtuais, criação de websites, desenhos em GPS, animações multimídia interativas e instalações computacionais interativas que exploram os sistemas de comunicação e a telemática, adaptando-os a públicos específicos; no âmbito da discussão sobre a interação com culturas tradicionais esta o acesso dos estudantes indígenas à inclusão digital e ao ensino superior, tendo como foco diferentes iniciativas de IES, como a Universidade de Brasília onde realizamos eventos internacionais, nacionais, regionais e interinstitucionais, alem de colaborar com projetos específicos de estudantes indígenas.
Coordenação: Dra. Malu Fragoso.