Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia realizada pela UFRJ com o tema: Corpo em Foco: A ciência e a ressignificação do ser, de 22 de outubro a 25 de outubro no pátio do prédio da Reitoria, o laboratório NANO em parceria com o Instituto de Bioquímica médica sob a coordenação da professora Adriana Hemerly, apresenta a instalação: Corpo Homem Corpo Planta, que visa promover a reflexão sobre as relações entre o homem, a natureza e tecnologia sob pontos de vista poéticos e éticos.
Nessa instalação, como mostram as fotos, temos um circuito para medir a condutividade nas folhas de plantas (batizado de plantrônic), assim como a temperatura, umidade e luz ambiente. Esse circuito é ligado a um microcontrolador do tipo Arduino. A partir do estado fisiológico da planta variações de condutividade ocorrem. Essas variações são amplificadas, analisadas pelo o Arduino e enviadas ao Processing, transformando esses dados em visualização, através da programação desenvolvida pela Bárbara Castro com uso de Processing e Kinect.
Ao entrarmos em contato com a planta de alguma forma o Kinect capta nossos movimentos, que, através de todo o processo explicado acima, é transformado em visualização, proporcionando uma experiência interativa e única aos visitantes.