SET- Prof. Dr. Gustavo Maia Souza com participação especial de Jonathan Kemp

Título: Cognição e auto-organização em redes complexas: uma abordagem sistêmica

Nesse seminário pretendemos discutir a ideia, dentro de uma perspectiva sistêmica, de que sistemas cognitivos (vivos e artificiais) podem ser formados basicamente por meio do desenvolvimento de redes complexas auto-organizadas. Essa redes possibilitam uma eficiente transmissão e processamento informação, condição essencial para a instauração de um processo cognitivo.

Gustavo Maia Souza é Biólogo formado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP Campus de Rio Claro (1995), possui mestrado em Ciências Florestais [Esalq-USP] (1998) e doutorado em Biologia Vegetal pela UNESP de Rio Claro (2001). Com Pós-doutorado em Fisiologia do Estresse em Plantas na ESALQ/USP (2003), atualmente é professor doutor da Universidade do Oeste Paulista. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Fisiologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: ecofisiologia vegetal, estresse em plantas, fotossíntese, relações hídricas e biologia teórica. É integrante do Grupo Auto-organização do CLE/UNICAMP, onde desenvolve pesquisa sobre auto-organização e cognição em plantas.

E-mail: gumaia@pq.cnpq.br

GOOD SCIENCE IS FUN SCIENCE!!

Jonathan Kemp has a long history of speculative and situational life coding events elaborated as active makings-in-the-world. Project collaborations include material processing performances, environmental installations, speculative symposia, and social software events executed throughout Europe and the US. Current projects and performances are informed by an interest in aleatory and code-brut reconfigurations of computations material substrates. Projetos

Local: Espaço laboratorial NANO – Núcleo de Artes e Novos Organismos – UFRJ/EBA/PPGAV

Avenida Pedro Calmon, 550 – sala 618
Prédio da Reitoria – 6º andar