Relato sobre a participação no aniversário de 90 anos do Cristo Del Otero (ES)

No dia 12 de junho de 2021, aconteceu um evento em comemoração do aniversário de 90 anos do monumento espanhol Cristo Del Otero (Monumento ao Sagrado Coração de Jesus/ Palência, Espanha). A celebração contou com uma projeção de videomapping sobre a escultura e teve participação de diversos estudantes vjs. À convite do organizador da exibição, Rodrigo Tamariz (professor na Escola Internacional de Cinema e Televisão EICTV, Diretor RTM&M, Festival Mapping ME! e Programa Mentor), pude participar como representação brasileira no evento. O aniversário do Cristo espanhol coincide com o do nosso Cristo Redentor, por conta disso a organização optou por fazer uma homenagem ao monumento brasileiro trazendo a intervenção de uma estudante do Rio de Janeiro.

Cristo Del Otero, projetado por Victorio Macho e inaugurado em junho de 1931, é um monumento histórico da Espanha e considerado um dos maiores cristos do mundo. A característica que mais se destaca no cristo, e que o diferencia dos Cristos ao redor do mundo, é a posição de seus braços. Ao invés de estar com os braços esticados, ele está com os braços dobrados em posição de benção. Isso, particulamente, me trouxe uma sensação de maior aproximação e humanização de Jesus. Minha participação teve o objetivo de homenagear, de forma poética, a figura de Jesus Cristo a partir de seu arquétipo de Cuidador e de sua conexão consigo e com o Universo, Self (JUNG, Carl). Através de sua Palavra sobre Consciência e Amor, Jesus conquistou multidões de seguidores através dos séculos e até hoje é o nosso principal símbolo de compaixão e humanidade. O conceito é representado pelo símbolo da energia de Kundalini (no cristianismo Espírito Santo) que, quando acionada, estimula os chakras e coloca o corpo em uma vibração poderosa que é capaz de abençoar, curar e promover milagres. Quando o corpo está em sincronia com o universo, ele vibra na sintonia do amor, uma das energias elementais da vida e da criação.

Vídeo com detalhes do projeto

O conceito foi norteado pelas pesquisas sobre inconsciente, videoarte, projeção e videomapping que venho desenvolvendo no laboratório. Os vídeos utilizados fazem parte da pesquisa Sob a Pele – Experiências Sobre Ser e Sentir, desenvolvida sob a orientação do laboratório NANO e que tem a intenção de explorar de forma experimental conceitos trazidos pela psicanálise Jungiana sobre inconsciente e suas configurações. Parte dos vídeos foi feita em parceria com FIlipe Pirl, onde fizemos uma série de gravações de fluidos e outros materiais sob uma placa de vídeo, a poética desse experimento está em representar, a partir de uma visão macro, o universo e possíveis terrenos.

Detalhes dos vídeos usados

No evento, a projeção durou cerca de 15 minutos. O vídeo teve a participação dos alunos da cidade de Palência, outros artistas estudantes Vjs e também do Rodrigo Tamariz.
Link para a transmissão completa da projeção: https://www.youtube.com/watch?v=aEC8BPe-TrU&t=360s