Proposta instalativa para Bot_anic

Bot_anic” (Bot derivando de robô) trata-se da criação de um híbrido planta/robô que dá continuidade às investigações sobre processos com base no entrecruzamento de organismos naturais e artificiais no contexto da arte. Esse projeto deriva do trabalho “Breathing” (2009)[1], que deu origem aos métodos e sistemas que vem sido desenvolvidos atualmente. Nesse novo projeto aplicaremos o mesmo processo de monitoramento sensível de plantas com base num medidor de respostas galvânicas adaptado para folhas vegetais[2]. Em Bot_anic iremos criar um circuito eletrônico para arduino através do qual poderemos monitora variações de condutância em duas folhas distintas. Isso nos dará a possibilidade de analisar a diferença de sinais entre as duas folhas e usar essa diferença para criar “sentido” e direcionar o movimento de um pequeno robô que carregará a planta.  Ao todo o projeto consiste de 3 etapas: montagem de um motor shield ( circuito eletrônico) para arduino, responsável pelo controle de dois motores DC de baixa potência, montagem do shield para monitoramento de condutividade em folhas vegetais, montagem de uma estrutura robótica para transportar a planta.

A ponte entre a planta e o robô é uma interface circuito customizado para leitura de resposta galvânica, adaptado para a medir variações de resistência elétrica na superfície de folhas vegetais. A alma desse dispositivo é um circuito wheatstone bridge, cuja configuração eletrônica é definida por uma ponte de resistores em equilíbrio, sendo que um dos resistores é substituído pelas folhas de uma planta. Quando a condutividade elétrica dessa planta varia, a ponte se desequilibra gerando um output que é amplificado e aplicado na entrada analógica de um microcontrolador arduino para análise e processamento de dados que irão atuar nos demais estágios do sistema.

Abaixo na imagem, proposta instalativa para Bot_anic.



[1] Projeto artístico desenvolvido ao final do doutoramento no qual uma planta tem seu processo eletrofisiológico monitorado  (condutividade elétrica das folhas) e aplicado num sistema robótico para produção de movimento e luzes. Cf. https://cargocollective.com/gutonobrega/filter/artwork/Breathing

[2] Cf. https://cargocollective.com/gutonobrega/filter/artwork/Breathing

proposta Oi Bot_anic2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.