Skip to content Skip to footer

Pipilotti Rist: Repouso e Aproximação com a Natureza

Pipilotti Rist é uma artista suíça de imagens em movimento, esculturas e instalações. Entre suas produções recentes está 4th Floor to Mildness (2016), em tradução livre seria algo como 4º Andar para Suavidade.

É uma obra que propõe aos visitantes deitarem em camas e assistirem imagens de ambientes aquáticos.  sendo um convite a desaceleração, e também entrelaça filosofia ecológica e taoísta. 

O trabalho em si descreve a fantasia de sermos nós mesmos uma planta orgânica e simula nossa dissolução em água, lama, lodo, moléculas e átomos“, tradução livre da descrição do trabalho pela artista. 

É uma obra de referência a pesquisa, pela composição imersiva para aproximar com a natureza em um ambiente acolhedor, como portais para vivências aquáticas.

Pipilotti Rist 4th Floor to Madness crisia texto

4th Floor to Mildness, 2016, videoinstalação de quatro canais com som: projetores, tocadores, dois painéis amorfos suspensos horizontalmente no teto, camas de solteiro e de casal, travesseiros e capas, música de Soap&Skin (‘Spiracle’ e ‘Sleep’), vista da instalação, Pipilotti Rist: Pixels Forest, New Museum, Nova York, EUA, 2016. Foto: EPW Studio.

Referências

Pipilotti Rist. 4th Floor to Mildness, 2016. Disponível em:  <https://www.mca.com.au/pipilotti-rist/tour/work/9/> Acesso em: junho, 2025.