Kokedama é um tipo de bonsai, também chamado de String Garden, onde o vaso é o musgo e a própria terra que segura as raízes. O termo Kokedama quer dizer uma bola (dama) de musgo (koke). Qualquer tipo de planta pode crescer num Kokedama, porém se dá preferência para aquelas que são adequadas para pouca luminosidade, por exemplo : samambaias pequenas, grama, flores violetas, etc. O kokedama pode receber luz de sol, porém deve ser molhada diariamente (preferencialmente pela manhã). Se pendurá-lo, use um spray para molhar, já se colocar num suporte cuide para não molhar em excesso, pois não há drenagem.
-Materiais Necessários:
- Mudas pequenas
- Terra de bonsai, turfa ou akedama
- Musgo seco ou musgo esfagno ressecado e musgo vivo
- Fio de algodão ou barbante de algodão cru e linha de algodão verde.
-Como fazer:
- Misturar partes de turfa (ou akedama) e terra de bonsai na proporção de 7 partes de turfa para 3 de terra de bonsai. Adicione água aos poucos para formar uma pasta não muito úmida, porém que não quebre ao ser moldada.
- Modele com a pasta de terra, bolas não muito grandes mas que sejam suficientes para abrigar as mudas. Reserve.
- Prepare as mudas retirando o máximo de terra do entorno das raízes. Tenha cuidado pois as raízes ficarão aparentes.
- Envolva as raízes com musgo seco (pois funcionará como hidratante, mantendo as raízes úmidas) e amarre sem apertar com o barbante de algodão cru.
- Pegue as bolas de terra reservadas, faça furos bem no centro delas e coloque nos furos as mudas envolvidas com o musgo. Todas as raízes deverão ficar cobertas pela terra.
- Para terminar, envolva a bola de terra com o musgo vivo (não deixe espaços abertos),fixe com a linha de algodão verde, de maneira que mantenha o musgo no lugar.
- Depois disso pendure seu kokedama, de preferência em um lugar agradável e com sombra, lembrando que o importante é valorizar o vaso de terra e musgo.
Bom dia Letícia,tudo bem?
Meu nome é Nilton Maciel.
Sou de São Paulo e estou começando a fazer kokedamas e estou pesquisando para conhecer mais, pois gostaria de produzir.
Vc tem algum estudo a respeito que poderia disponibilizar?
Obrigado,fique na paz
Bom dia! Visto esta situação de incêndios pela cidade, fiquei pensando nas aves e pássaros que perderam seu habitat. Gostaria que vocês ajudassem, dessem dicas de como as pessoas podem fazer o plantio de árvores frutíferas, que dessem frutos rápido, e não crescessem muito, pois tem o problema com as fiações nas grandes cidades. Alguma espécie para plantar em vasos, calçadas, praças, enfim. Se notarmos bem, já não vemos mais pardais em nossa cidade.
Obrigada!
Lucimar, SP.