Integram ao campo de pesquisa do laboratório Núcleo de Artes e Novos Organismos (NANO) o estudo e experimentação em realidade virtual e a expansão da mente, eixos dos quais estou vinculada no desenvolvimento de pesquisa. Assim, a vivência no laboratório, que teve início em março de 2025 até o momento, demonstrou um espaço de potência afetiva-criadora. Nele foi possível desdobrar e compreender melhor o meu interesse anterior da pesquisa de exploração livre do ato devaneio.
Demonstro a seguir um exercício em vídeo realizados anteriormente chamado Ondulações urbanas, com a experimentação do deslocamento temporal de áudio e vídeo coletados de ambiente urbano.
No entanto, surgiram delimitações do tema e interseções relativas à arte, ciência e tecnologia. Assim, investigo modos de propiciar uma sensação de dilatação temporal em espaço imersivo, bem como, compartilhar uma experiência particular de devaneio cósmico.
A pesquisa que segue intitulada Fabulação em microecossistemas em realidade virtual: devaneios e intersecções, é movida pelas questões: Como partilhar uma sensação subjetiva de devaneio cósmico? E como provocar a dilatação temporal em um ambiente imersivo com uso da realidade virtual? Além disso, qual microecossistemas seriam esses? E como criar pontes entre mundos muito diferentes?
O objetivo central desta investigação está em pensar e moldar um espaço físico-virtual que explore “pontes” entre esses mundos.
A pesquisa segue meio da metodologia de revisão bibliográfica e busca de referenciais teóricos e práticos, e diálogos dentro do laboratório NANO.
Na primeira questão, a temática do devaneio foi delimitada a uma abordagem de experiência pessoal. A partir, sobretudo, dos textos da obra “Poéticas do Devaneio” de Gaston Bachelard, sua definição e origem do conceito de devaneio cósmico, seu uso no processo artístico e possibilidades fabulativas, e como o autor explora a dilatação temporal referente a esse processo.
Sendo o ambiente imersivo e a realidade virtual um meio escolhido para expressar e explorar uma sensação de dilatação temporal, para a segunda questão, no momento, busco informações sobre a realidade virtual com o livro “Introdução a Realidade Virtual e Aumentada” da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Simultaneamente, venho realizando experimentações audiovisuais que buscaram explorar sensações da experiência de devaneio cósmico e microecossistemas cotidianos.
A partir disso, através das orientações no NANO e análise de uso do aparelho Oculus Meta Quest One, darei continuidade a investigação e estudo para elaborar um protótipo de um ambiente imersivo que se ligue ao ambiente virtual, sendo o óculos de realidade virtual uma ponte entre os espaços.
Referências bibliográficas
BACHELARD, G. A poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
TORI, Romero; HOUNSELL, Marcelo da Silva (org.). Introdução a Realidade Virtual e Aumentada. 3. ed. Porto Alegre: Editora SBC, 2020. 496p.