Cine Planta é um experimento que associa um dragoeiro a uma interface de edição de imagens em tempo real, criando um organismo híbrido. Formado por uma rede de captação e projeção audiovisual que se retroalimenta com o sistema vivo do vegetal, o sistema integra a planta a circuitos elétricos, eletrônicos e digitais e recoloca a questão dos limites entre vivos e não vivos.
8 de setembro às 15h
https://www.livecinema.com.br/port/134,3312
Sobre os artistas
Paola Barreto apresentou na II Mostra Live Cinema a performance “Cabine de Pensamentos” (2008), primeira da série de “composições para circuito de vídeo-vigilância”. Co-dirigiu o projeto de intervenção urbana “Coreografia para prédios, pedestres e pombos” que ocupou o espaço público do Largo do Machado (2010). Realizou em 2011 a videoinstalação “Tá tudo bem #1”, apresentada no Circuito Arte.mov/RJ (2012). Atualmente é Doutoranda na EBA/UFRJ.
Marlus Araújo é designer, artista visual e desenvolvedor de software, formado em Design pela Escola de Belas Artes da UFRJ. É diretor de criação do estúdio Ultraleve e um dos idealizadores da rede Encontros Digitais, um grupo aberto que promove discussões e projetos em cultura, tecnologia e design.
Carlos (Guto) Nóbrega é Doutor pelo programa Planetary Collegium, University of Plymouth UK. É artista, pesquisador e fundou e coordena o NANO – Núcleo de Arte e Novos Organismos, espaço de pesquisa para investigação na intersecção entre arte, ciência e tecnologia.