A~MARLAB - Estação-Laboratório Marinha para Investigação em Arte Ambiental/2024/2025
Híbrido/Algas, robô, flutuante
A~MARLab é uma estação-laboratório flutuante concebida para atuar na coleta sistemática de dados ambientais em águas poluídas, com especial atenção à Baía de Guanabara. Seu objetivo é oferecer um monitoramento contínuo e telemático de parâmetros fundamentais, como temperatura, luminosidade, qualidade da água e outras variáveis físico-químicas, essenciais para compreender as dinâmicas de ecossistemas impactados pela poluição. Trata-se de uma iniciativa do Centro de Letras e Artes da UFRJ, através do Programa de Projetos Especiais do Parque Tecnológico da UFRJ. A˜MARlab é um projeto experimental, desenvolvido pelo NANO. Núcleo de arte e Novos Organismos, um laboratório transdisciplinar de arte e tecnologia, situado na Escola de Belas Artes / UFRJ. Essa abordagem reforça a importância da arte, ampliando o acesso e a visibilidade sobre os processos de degradação e regeneração das águas.
Dados
Trabalhamos em um sistema baseado em sensores ambientais como temperatura, umidade, pressão do ar, luminosidade e um sensor para mensuração de pH. Esse sistema pode ser conectado à internet para um monitoramento online e para que sejam transmitidos esses dados à ativações poéticas relacionadas com a biotelemática, onde performances audio-visuais generativas/paramétricas sejam realizadas em tempo real no evento. Além disso, os módulos flutuantes contem uzes LEDs endereçáveis que brilham em intensidade e cromaticidade aos dados captados por tais microcontroladores.
Movimentação
Para implementarmos processo de movimentação dos módulos do Flutuante utilizamos propulsores que funcionam como motores controláveis via rádio mas também autônomos, cujo movimento se dá dentro de um perímetro estabelecido através de uma triangulação das coordenadas do flutuante. Enquanto mantiver-se dentro do perímetro o flutuante seguirá o fluxo das marés, porém retorna autonomamente a área cinza estabelecida pelo sistema. Apenas em casos de necessidade os controles serão ativados para a navegação dos módulos.
Estudos 3D
Para desenvolvimento dos módulos foi necessário um aprofundado estudo de Design Industrial através de desenhos técnicos, impressões 3D , assim como renderizações de modelagem tridimensionais feitos em softwares como AUTOCAD e Rhino, assim como diversos desenhos e sketches realizados para concretizações materiais das ideias.
O projeto é uma criação colaborativa contando com o apoio de diversos agentes das múltiplas áreas da ciência e da arte. Conta com o trabalho mútuo de artistas e cientistas tanto para pensarmos conceitualmente, esteticamente e visualmente a elaboração do projeto quanto para desenvolver estudos de implementação de soluções na área do design e da engenharia para concretização das ideias no mundo físico.
Créditos:
Concepção e coordenação: Prof. Dr. Guto Nóbrega
Equipe Geral do Projeto Especial do Parque Tecnológico:
Afranio Gonçalves Barbosa (FL/CLA), Adriana Silva Hemerly (IB/CCS), Deise Rocha de Oliveira Cerqueira (CLA), Helkin Giovani Forero Ballesteros (IB/CCS), Júlia Kuner de Oliveira Henriques (FAU/CLA), Leonardo Fuks (EM/CLA), Maria Lizete dos Santos (FL/CLA), Maria Clara Amado Martins (FAU/CLA), Ronaldo José Fazanelli Migueis EBA/CLA), João Victor Silva de Oliveira (Engenharia Mecânica/CT), Maria Luiza P. Guimarães Fragoso (EBA/UFRJ), Thiers Freire da Nóbrega (FAU/UFRJ.
Equipe de desenvolvimento:
Design e estrutura
Guto Nóbrega (EBA/CLA), Ronaldo José Fazanelli Migueis EBA/CLA), Thiers Freire da Nóbrega (FAU/CLA, Estela Feitosa (EBA/CLA), Daniel Cunha (EBA/CLA), Lenardo Carpes (EBA/CLA),
Eletrônica e programação de sensores
Jonas Esteves de Bem (EBA/CLA), Fernanda Xavier (Artes / UFF).
Navegação e sistema de propulsão
Pedro Santos (Politécnica/CT), João V. Coelho (Engenharia Mecânica/CT).
Sistema Biorreator e monitoramento
Jonas Esteves de Bem (EBA/CLA), Vinícius Peruzzi (UMAA/CCS), João Paulo (UMAA/CCS).
Design gráfico e documentação
Christiane Tamyres Azevedo (EBA/CLA), Stefany Fernandes (EBA/CLA)
Agradecimentos:
Prof. José Benito (EBA/CLA), Ricardo Wagner (EBA/CLA), pelo apoio com o laboratório metal madeira e Galpão da Eba.
Eu, Carlos Augusto Moreira da Nóbrega, gostaria de expressar meus sinceros agradecimentos ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pela concessão de bolsa produtividade PQ que me permite desenvolver pesquisa de qualidade no Brasil.