Acoplamentos Sensíveis trata-se de uma série de propostas artísticas que exploram conexões entre o homem e a natureza mediadas por tecnologia. A presente versão foca na criação de um vestível como interface interativa para atividade responsiva visual e sonora.
O vestível é um hibrido “ planta – sistema tecnológico” que se estende ao corpo na altura do pescoço ao abdômen. A estrutura em sua parte superior comporta um colar com microcontrolador ligados ao envoltório composto por planta, sensores, leds e alto faltante.
A produção do vestível se estendeu entre os meses de abril à junho. Inicialmente tentamos entender a forma em que o vestível teria respeitando uma melhor anatomia ao corpo já que tínhamos em mente os componentes que esse sistema deveria ter. Fiz estudos da forma em uma boneca e chegamos no primeiro esboço onde o digitalizei e a partir dele poderíamos prosseguir para a fase de prototipagem.
Nos dias 10-12 abril de 2015 aconteceu a imersão do NANO onde conseguimos desenvolver o protótipo do vestível. Esse momento foi muito importante para a formatação da estrutura onde vimos que podíamos explorar de algumas funções do vestível. A estrutura foi construída com varas de alumínio e cola quente. De acordo com o nosso primeiro croqui o vestível teria um tubo de respiração onde o espectador poderia assoprar e interagir com a planta porém no decorrer do processo vimos que seria mais interessante a interação direta onde deixamos uma área aberta para melhor visualização do sistema e a aproximação do espectador.
A partir do protótipo chegamos a um desenho final. O próximo passo seria buscar os materiais apropriados.
De acordo com o desenho final o vestível resumidamente teria os seguintes componentes: Curva com encaixes para leds sequenciais, bandeja vazada para encaixe do vidro que conteria a planta em água junto com o Terra, varas que sustentariam e possibilitariam encaixes entre os materiais, condutores galvânicos(garras) e o Colar com extensão que carrega microcontrolador e bateria.
Decidimos que a estrutura seria de acrílico para a curva e a bandeja, o alumínio para a sustentação, o plástico abs para as peças de encaixe e proteção do frasco de vidro e o couro para o Colar. A bandeja e a curva foram desenhadas em AutoCad e cortadas na impressora a laser e os encaixes e a proteção feitos em impressora 3D.
Em relação ao colar, sob orientação da professora Desirée Bastos, tirei o molde do pescoço e ombro no manequim utilizando fita crepe e papel insulfilm. Traçada e cortada a modelagem plana passei para um papel mais rígido para usar como molde para o corte no couro. Com a modelagem transferida para o couro, montei com a aplicação de rebites, plástico cristal, fivelas e tiras de couro.
Finalizando o processo, mesclamos todas as peças com sistema de encaixe, tensão e parafusamento.


