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Metodologias para Conservação de Arte Eletrônica

Este projeto tem como objetivo construir uma metodologia para o desenvolvimento e a conservação de obras de arte que utilizem de eletrônica artesanal, assegurando a preservação de seu valor cultural e funcional em longo prazo. A pesquisa surge da necessidade de enfrentar desafios como a obsolescência tecnológica e a degradação de componentes, que são questões críticas em acervos de arte-tecnologia.

A pesquisa se estrutura na prática laboratorial, onde se desenvolve e aprimora projetos artístico-eletrônicos, gerando documentação acerca do processo técnico e artístico. Documentação esta, que visa servir de parâmetro para construir uma metodologia de preservação futura dos projetos. Essas soluções serão aplicadas tanto em demandas internas do laboratório quanto em estudos de caso, permitindo testar estratégias de conservação em contextos reais. A abordagem técnica é influenciada pela filosofia de Simondon (2020), que enfatiza a importância de “máquinas abertas”, capazes de ser modificadas e atualizadas ao longo do tempo, mitigando assim a obsolescência.

Paralelamente, o projeto investiga metodologias de documentação que vão além do registro estático, incorporando dinamicamente processos de criação, montagem e manutenção. Essa perspectiva ampliada, inspirada no “arquivamento expandido” (GIANNACHI, 2016), busca preservar não apenas o objeto artístico final, mas também seu contexto de produção e as interações técnicas que o constituem. A integração entre revisão bibliográfica e experimentação prática permite articular conhecimentos da elétrica com as demandas específicas da preservação de arte-tecnologia.

A atuação envolve tanto o desenvolvimento técnico — como o desenvolvimento de sistemas eletrônicos — quanto o registro sistemático das etapas de montagem e evolução dos projetos. Esses registros visam constituir um modelo replicável para futuras conservações, buscando contribuir para uma possível padronização de métodos em acervos brasileiros já existentes.

Como consideração final, destaca-se a necessidade de uma metodologia organizacional que una práticas técnicas e artísticas, especialmente em contextos onde a arte-tecnologia ainda carece de protocolos consolidados. O projeto busca, portanto, não apenas oferecer soluções técnicas, mas também fomentar um diálogo interdisciplinar que envolva artistas, conservadores e pesquisadores. A articulação entre teoria e prática visa estabelecer diretrizes que possam ser aplicadas em diferentes acervos, garantindo a perenidade dessas obras como patrimônio cultural.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GIANNACHI, Gabriella. Archive Everything: mapping the everyday. Cambridge, MA: The MIT Press, 2016.

SIMONDON, Gilbert. Do Modo De Existência Dos Objetos Técnicos. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2020.