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Experimentações de devaneio cósmico: uma introdução à pesquisa

Integram ao campo de pesquisa do laboratório Núcleo de Artes e Novos Organismos (NANO) o estudo e experimentação em realidade virtual e a expansão da mente, eixos dos quais estou vinculada no desenvolvimento de pesquisa. Assim, a vivência no laboratório, que teve início em março de 2025 até o momento, demonstrou um espaço de potência afetiva-criadora. Nele foi possível desdobrar e compreender melhor o meu interesse anterior da pesquisa de exploração livre ao ato devaneio. Surgiram, desse modo, delimitações do tema e interseções relativas à arte, ciência e tecnologia. 

 

 

Acima são experimentos realizados anteriormente em 2024: “ondulações urbanas”, experimentação com deslocamento temporal de áudio e vídeo coletados de ambiente urbano; e “furta-corpos”: busca sensações do devaneio e a construção de uma narrativa futurista distópica.

 

Atualmente investigo, em conjunto ao laboratório NANO, um meio de propiciar uma sensação de dilatação temporal em espaço imersivo, bem como, compartilhar uma experiência particular de devaneio cósmico. 

A pesquisa que segue intitulada “Fabulação em Microecossistemas em Realidade Virtual: devaneios e intersecções”, é movida pelas principais questões: “Como partilhar uma sensação subjetiva de devaneio cósmico?” e “Como provocar a dilatação temporal em um ambiente imersivo com uso da realidade virtual?”. O objetivo central desta investigação está em pensar e moldar um espaço físico-virtual lento e que possibilite a desaceleração e a expansão da subjetividade.

O retorno a essas questões acontecem por meio da metodologia revisão bibliográfica e referenciais teóricos e práticos, em diálogos dentro do laboratório NANO.  

Na primeira questão, a temática do devaneio foi delimitada uma abordagem de experiência pessoal. Em diálogo, sobretudo, com os textos da obra “Poéticas do Devaneio” de Gaston Bachelard: a definição e origem do conceito de devaneio cósmico, seu uso no processo artístico e possibilidades fabulativas, e como o autor explora a dilatação temporal referente a esse processo.

Simultaneamente, venho realizando experimentações audiovisuais que buscam explorar sensações da experiência de devaneio cósmico. 

 

 O experimento acima foi elaborado a partir de uma coleta de vídeos de um aquário, com ampliação e uso de efeitos, no qual editei e manipulei com o software livre Kdenlive. A trilha utilizada foi um recorte e colagem da obra “Lipstick to Void” da musicista e compositora Micachu (Mica Levi), na qual realizei uma intervenção desacelerando o áudio. O vídeo explora principalmente o estado de simultaneidade e desaceleração, com a diminuição de frames por segundos (FPS) ao ponto de causar “travamentos”, prologando o registro do espaço e tempo do aquário.

 

As primeiras duas imagens acima referem-se a um estudo de ambiente por meio da ferramenta online de imagem generativa LUMA IA, os quais surgiram a partir da terceira imagem, um estudo anterior de pintura de nome “vazios dissonantes”.

Sendo o ambiente imersivo e a realidade virtual um meio escolhido para expressar e buscar explorar uma sensação de dilatação temporal, para a segunda questão, no momento, busco informações sobre a realidade virtual com o livro “Introdução a Realidade Virtual e Aumentada” da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Além do resgate histórico dessa tecnologia imersiva explorada por artistas há décadas como um meio fabulativo, expressivo e poético. A seguir estão as artistas de referência da pesquisa: 

Char Davies

Uma das principais referências em arte em realidade virtual com sua obra “Osmose” (1992), produziu uma vivência particular em uma experiência imersiva em óculos de realidade virtual

Pipilotti Rist

Com produções recentes em ambientes imersivos, “4th Floor to Mildness” (2016), é uma obra que incentiva os visitantes a desacelerarem repousando em camas. 

 

A partir dessas referências iniciais, através das orientações no NANO e  análise de uso do aparelho Oculus Meta Quest One, darei continuidade a investigação  de maneiras que possibilitem criar um ambiente imersivo com equipamento ergonômico que se ligue ao ambiente virtual, sendo o óculos de realidade virtual uma ponte entre os espaços. 

 

Referências bibliográficas

BACHELARD, G. A poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 1988. 

TORI, Romero; HOUNSELL, Marcelo da Silva (org.). Introdução a Realidade Virtual e Aumentada. 3. ed. Porto Alegre: Editora SBC, 2020. 496p.

*Referências fotográficas das artistas retiradas do Google.