HIPERORGÂNICOS / ABRIGOS SENSÍVEIS
SIMPÓSIO INTERNACIONAL E LABORATÓRIO ABERTO DE PESQUISA EM ARTE, HIBRIDAÇÃO E BIO-TELEMÁTICA.


A edição de 2014 do HIPERORGÂNICOS – SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM ARTE, HIBRIDAÇÃO E BIO-TELEMÁTICA traz como tema central o conceito ABRIGOS SENSÍVEIS. Previsto para ocorrer nos dias 1, 2 e 3 de setembro no contexto das ações culturais relativas ao 4º Computer Art Congress -CAC4, o 5º HIPERORGÂNICOS será composto de dois momentos na forma de: um Laboratório Aberto (OpenLab) e mesas temáticas com apresentações de artistas/pesquisadores convidados. Ambas atividades de caráter telemático serão realizadas de forma presencial e remota através de videoconferência e servidor de dados.
O HIPEROGÂNICOS é estruturado sobre os eixos investigativos: arte, hibridação e bio-telemática. Os conceitos articuladores desse tripé são motivados pela necessidade de se pensar a arte em suas diversas formas de entrecruzamento com a ciência e as tecnologias da informação/comunicação, em especial naquilo que concerne novas possibilidades de conectividade entre organismos naturais e artificiais (questão inerente as inter-relações homem-máquina) e o potencial telemático dessas possíveis interconexões suportado pelas redes de comunicação contemporâneas.
Uma das frentes de investigação que mais tem mobilizado grupos de pesquisa na atualidade, dentro e fora das universidades, são os processos em rede, distribuídos e interconectados em escalas que abrangem tanto o local quanto o global. Potencial já apontado pelo pioneiro da arte telemática, Roy Ascott (1990), as redes de base tecnológica refletem modelos de fluxos inerentemente orgânicos (Ascott, 2003) cujos comportamentos são fontes de inspiração para criação, desenvolvimento e implementação de novas possibilidades conectivas. Tais modelos orgânicos integrativos (Nóbrega, 2009) têm constituído a base conceitual das investigações desenvolvidas no âmbito do NANO – Núcleo de Arte e Novos Organismos – PPGAV/EBA/UFRJ, cuja prática se articula nas experimentações com hibridação entre organismos naturais (atualmente plantas e abelhas) e artificiais (sistemas telemáticos). O Hiperorgânicos e o CAC4 são uma iniciativas do NANO, coordenado pelos artistas pesquisadores Prof. Dr. Guto Nóbrega e Profa. Dra. Malu Fragoso e recebe apoio da CAPES, FAPERJ e CNPQ.

Laboratório Aberto
A proposta central do 5º Hiperorgânicos se desenvolverá ao redor do tema: Abrigos Sensíveis. Para esta edição do evento apresentará o projeto “Telebiosfera”. Trata-se de um ambiente imersivo na forma de domo para uma experiência bio-telecomunicativa que tem como interface principal um terrário.
Na prática o laboratório aberto consistirá em encontro imersivo (manhã e tarde) entre artistas-pesquisadores e o público, tendo por objetivo, através de metodologia dialógica e processual, o intercâmbio de experimentos em baixa e alta tecnologias, focados na construção de um modelo hiperorgânico que integre em seu corpo práticas da hibridação, robótica, música, visualização de dados, performance e arquitetura. Os convidados e o público são convidados a explorarem na prática tais conceitos e experiências através de processos e troca com os demais participantes.

Mesas Redonda
As mesas redondas do 5º Hiperorgânicos serão propostas como fórum de discussões que visam refletir sobre as questões inerentes ao laboratório e práticas artísticas contemporâneas, assim como interfacearão diretamente com com as demais mesas do congresso sob o tema: “Field And Flow. Neeting the Nature of NATURE”. Tais mesas serão distribuídas no contexto maior do evento CAC4. O simpósio terá transmissão de vídeo em tempo real, contando com palestrantes locais e internacionais. Os palestrantes terão cerca de 18 minutos para apresentação de ideias relativas ao tema seguido de perguntas ao final das mesas.

Domo do projeto Telebiosfera apresentado durante o Hiperorgânicos 5.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.