O hiperbot surgiu da ideia de colocar em um único organismo, que se assemelhasse a uma criatura, todos os sensores que estamos trabalhando para o evento Hiperorgânicos > Concha/Ressonâncias. Ele captura sinais galvânicos das folhas de plantas, mede temperatura ambiente, luminosidade e umidade do solo. Viemos desenvolvendo a forma e estrutura do hiperbot (antigo “ecobot”) com base em impressões 3D, eletrônica básica e materiais acessíveis. O hiperbot tem papel fundamental no evento Hiperorgânicos, já que ele irá enviar dados do nosso terrário para o servidor e permitir que todos possam usar seus dados para compor experimentos sonoros e visuais.
4 Comments
Marcus Vinicius Pereira Freze
Me lembrou algo entre Contatos Imediatos de Terceiro Grau e Invasor Zim!! Muito maneiro!!
marlus
@Guto e @Girao
Estou pesquisando mais sobre o Xbee pra tentar resolver aquele delay nos pacotes quando estavamos testando o Hiperbot no Hiper4.
Threshold
Endereçamento
marlus
Pensando no Arduino Fio… é bem interessante pois ele já vem com “shield” Xbee e entrada para bateria de lítio e recarregamento por USB. Vale a pena a gente fazer mais uns testes com Xbee, mesmo ele necessitando ter um computador “controller”. Quero ver essa interface de atualizar o código do Arduino sem fio!
Mas não desconsidero a conexão wi-fi, pois usa o protocolo de rede em vez de RX TX, e para comunicação com o servidor isso seria interessante pesquisar também. Algo me diz que enviar por um módulos desse wi-fi pode ser até mais rápido que com Xbee. No site não diz, mas talvez o Arduino Yun também tenha interface pra atualização de código wireless.
marlus
acabei de ver que Xbee lançou um modelo de wi-fi
https://learn.sparkfun.com/tutorials/xbee-wifi-hookup-guide
Comments are closed.