O Hiperorgânicos 12 propõe um espaço de experimentação transdisciplinar que une arte, ciência e pensamento crítico em torno das relações entre o biológico e o digital. Em formato de Simpósio e Laboratório Aberto (OpenLab), o evento reúne artistas, cientistas e pensadores do Brasil e do exterior para explorar o papel dos microbiomas na criação artística e na reflexão sobre práticas sustentáveis, novas sensibilidades ecológicas e metodologias biotelemáticas.
Inspirado na poética do invisível, o Hiperorgânicos 12 investiga o que escapa aos sentidos, o imperceptível que habita corpos, ecossistemas e tecnologias, como território especulativo para novas estéticas, narrativas e epistemologias. O evento promove uma abordagem regenerativa das tecnologias, articulando saberes humanos e não-humanos em torno da arte como campo expandido e agente de transformação.
O Hiperorgânicos é uma idealização do Núcleo de Arte e Novos Organismos – NANO/UFRJ, coordenado pelos artistas e pesquisadores Guto Nóbrega e Malu Fragoso.
Ao longo de seus doze anos de existência, o Hiperorgânicos tem se afirmado como um verdadeiro celeiro de experimentação. Embora nasça no contexto acadêmico, o OpenLab subverte os paradigmas tradicionais de pesquisa ao privilegiar o processo, a invenção e o encontro. Em diálogo com o público, o evento propõe um espaço onde cada participante é convidado a se abrir para uma investigação sensível e coletiva, em que o saber se faz pela escuta e pela experiência.
O tema Microbiomas Poéticos nos convida, durante três dias, a voltar nossos sentidos para as relações micro e macro que habitam o cotidiano, conexões invisíveis que atravessam corpos, ambientes e tecnologias. É um mergulho entre o caos e o cosmos, em busca de novas perspectivas para um mundo em crise, onde imaginar e criar tornam-se gestos regenerativos.
4 a 6 de Novembro, das 10h às 21h
O laboratório aberto consiste em encontro imersivo durante a manhã e a tarde, entre artistas-pesquisadores e o público. Possui caráter artístico, natureza acadêmico-investigativa e escopo biotelemático, articulado através de videoconferência e servidor de dados para processos artísticos articulados local e remotamente.
Tem por objetivo, através de metodologia dialógica e processual, o intercâmbio de experimentos em baixa e alta tecnologias de ponta, com foco na construção de um modelo hiperorgânico, que integre em seu corpo práticas da hibridação, robótica, sonorização, visualização de dados, performance e arquitetura.
A partir destas atividades os participantes do Hiperorgânicos são convidados a explorar conceitos e experimentações através de processos e trocas abertas. Ao final de cada dia de OpenLab os artistas são convidados a apresentarem resultados de suas investigações.
10h – Abertura do OpenLab
14h-17h – Encaminhamento das imagens para Vídeo Mapping
19h – Início projeções
21h30 – Encerramento do dia
10h – 2º dia do OpenLab
10h-13h – Oficina “Duas formas arcaicas de fiar” com Javiera Asenjo
19h – Início das projeções
21h30 – Encerramento do dia
9h – Abertura do dia
10h-13h – Oficina “Punto Cruz x Relatos Interespecies” de Maria José
12h – Intervalo para almoço
13h – Exibição de filmes e vídeos
15h – Sessão de Encerramento do OpenLab: Reflexão coletiva e considerações finais
17h – Painel Final do OpenLab: Artistas compartilham os resultados do laboratório com pesquisadores do Simpósio
19h-21h Festa de encerramento do OpenLab. Artistas compartilham os resultados do OpenLab. Projeções de imagens, mapping e performances na área externa.
_____________________
10h-21h – Exibição de imagens e vídeos no VIDEOWALL
7 de Novembro, das 10h às 19h
Proposto como fórum de discussão para reflexão do tema proposto, o Simpósio tem o intuito de estimular a produção de conhecimento através de uma visão plural, amparada, sobretudo, na sua reverberação com as práticas artísticas. O simpósio busca ser propulsor de um conhecimento vivo, permeado pelos ruídos, investigação especulativa, inovação e o fluxo dinâmico das redes.
Mediação: Ana Cecília Mac Dowell
Participantes: Lena Becerra, Maira Froes e Ana Cecília Mac Dowell
Mediação: Javiera Asenjo
Participantes: Yasmine Ostendorf-Rodríguez, Paz Marin, Sabina Simon
Práticas colaborativas e suas reverberações territoriais, a partir de processos de residência e imersão artística.
Mediador: Artur Cabral (Fundação Itaú)
Palestrantes: Leonardo Moraes e Francisca Caporali
Mediação: Marina Fraga
Participantes: Ana Clara Mattoso, Nair Gramajo, Rubens Takamine
Mediação: Clara Acioli
Participantes: Ana Laura Cantera, María José Besoain, Augustina Rinaldi
Com produção do NANO – Núcleo de Arte e Novos Organismos (EBA/UFRJ), o Hiperorgânicos 12 conta com o apoio do Espaço Cultural Futuros (Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo, Rio de Janeiro), que sediará o OpenLab e o Simpósio.
O evento conta ainda com a parceria da Meta Gallery, dirigida pelo curador Byron Mendes, que receberá atividades paralelas no Centro do Rio, ampliando o diálogo entre pesquisa artística e circuito cultural local e internacional.
O Hiperorgânicos 12 conta também com o apoio institucional da Fundação Itaú e do Centro de Letras e Artes da UFRJ (CLA/UFRJ), fortalecendo sua dimensão de pesquisa acadêmica e formação em arte, ciência e tecnologia.
Utilize o aplicativo Moovit, que informa como chegar de transporte público ao local, a partir de sua localização inicial.
Disponível para dispositivos móveis Android e IOS.
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo, Rio de Janeiro – RJ, 22220-040, Brasil.
Instagram: @nano_ufrj
E-mail: nanolab@eba.ufrj.br