SoBRe


O Hiperorgânicos, Encontro Internacional de Pesquisa em Arte, Hibridação, Biotelemática e Trasnculturalidades, é um evento colaborativo, criado e organizado pelo NANO - Núcleo de Arte e Novos Organismos – da Escola de Belas Artes – UFRJ, produzido na forma de laboratório aberto e simpósio.

A 9ª edição do Hiperorgânicos vem comemorar 10 anos de Laboratório e traz como tema: Arte, Consciência e Natureza. Criar, cultivar, conectar. O grande desafio desta edição é dar forma a um evento que tem por natureza a estrutura de um laboratório aberto, processual, que costumava ser realizado durante 3 dias com o objetivo de produzir conexões afetivas e telemáticas, presenciais e remotas, ao redor de um grande espaço compartilhado com o público. Desafio aceito, o Hiperorgânicos 9 / openLive lança a proposta de um laboratório aberto a ser realizado a partir de Lives, ou seja, conexões ao vivo transmitidas pela internet, que irão dividir com o público experimentações de processos remotos interconectados via rede.

Na prática, a ideia é de que pelo menos dois ou mais integrantes das openLives (artistas, laboratórios, coletivos, convidados, proponentes, etc) se conectem via plataforma de videoconferência e streaming durante um período imersivo para compartilhamento virtual de seus espaços e processos criativos, objetivando a emergência de um trabalho coletivo, aberto à interferência do público.

Além das trocas audiovisuais via streaming, o evento conta com um servidor para recebimento e distribuição dos dados produzidos durante as openLives, criando assim uma camada hiperorgânica de visualização dos dados compartilhados. Nosso objetivo é experimentar a construção coletiva de uma versão IoT da arte durante a realização deste evento. Sua colaboração é fundamental para que isso aconteça.

Este evento recebe apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq através da Bolsa de Produtividade em Pesquisa - Nível 2.

Arte, Consciência
e Natureza
Criar, cultivar,
conectar

PrOgRAmAçÃO


OPENLIVE 1

Paola Barreto | Cesar & Lois | Cristiano Figueiró | Guto Nóbrega | Sara Matos | Pedro Henry

OPENLIVE 2

LabInter & LAD - PPGART | #ir! - Projet'ares Audiovisuais | CSGames | itdLab

Esta OpenLive ainda està por vir.

ARTisTaS


LabInter / PPGART // UFSM

O LabInter/PPGART/UFSM é um espaço de pesquisa e criação em projetos artísticos interativos e imersivos, realizados de modo interdisciplinar e colaborativo e tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e artísticas, a realização de cursos, intercâmbio de conhecimentos e propagação de metodologias nas áreas de Arte, Ciência e Tecnologia.  Desde 2011, está composto por artistas, professores, pesquisadores, bolsistas e discentes de diversas áreas que pertencem ao gpc.interArtec/CNPq.

LAD / PPGART // UFSM

O LAD [Laboratório de Pesquisa Arte e Design] foi criado em 2005, com o início de atividades sistemáticas do GAD [Grupo de Pesquisa Arte e Design/CNPq/UFSM], junto ao PPGART/UFSM, ocupando-se da efetivação das atividades relativas às ações do Grupo de Pesquisa Arte e Design, bem como demais ações em parceria com a Especialização em Design de Superfície, vinculando os campos da Arte e do Design. Tem realizado eventos de extensão como seminários, encontros, ciclo de estudos, oficinas, workshops e mostras artísticas e de design. Ao longo de seu percurso, o LAD/PPGART/UFSM tem se mantido ativo no que se refere à realização sistemática de eventos anuais, vinculados aos projetos de ensino, pesquisa e extensão dos integrantes do Grupo Arte e Design, o que conta com mais de vinte participantes, internos e externos, pesquisadores, profissionais, docentes e discentes.

#ir! / Projet'ares Audiovisuais // UFCE

Projet'ares Audiovisuais é filiado ao Programa de Pós Graduação em Artes da UFCE. Ao longo dos últimos oito anos, temos aliado a pesquisa teórica à prática em âmbito pedagógico-metodológico (vide media lab #MESA). Tais experimentações têm auxiliado na reflexão estética de corriqueiros percursos junto aos atuais dispositivos digitais de edição/montagem audiovisual via banco-de-dados. Investigamos distintas formas cine-videográficas, porquanto é interdisciplinar a relação de produções found footage, filme-ensaio, vídeo-remix e motion graphics. Entre o ontem, o hoje e o amanhã, desmistificamos os meios e processos audiovisuais das mídias

CSGames // UNICAMP - PUCSP

Grupo de Pesquisa em Games, vinculado ao programa de pós-graduação de Desenvolvimento de Jogos da PUC-SP, reúne pesquisadores de campos interdisciplinares que têm como objetivo comum investigar os jogos como formas de linguagem, dialogando com campos de estudos emergentes a eles relacionados, como game studies, design e cultura.

itdLab // DUT

itdLab is a virtual inter, multi and transdisciplinary lab with contributors mainly based in South Africa. The concept originated in 2016 through ongoing discussions about Global South partnerships between the UFSM LabInter team and colleagues in the Faculty of Arts and Design at Durban University of Technology(DUT). It has evolved through collaboration and interdisciplinary projects between the UFSM team and staff/students/affiliates across departments and faculties at DUT, with the intention of co-creating media art. The itdLab seeks to provide a platform for experimental design and innovation with a long-term aim to develop transdisciplinary research and creative outputs in South Africa. The itdLab collective believe in the prescience of community; local lived experiences and knowledge informing our international work and global exchanges.

Paola Barreto // Jam de dados

O laboratório de pesquisa Balaio Fantasma é coordenado pela artista pesquisadora Paola Barreto, Professora Adjunta desde 2017 no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, na Universidade Federal da Bahia, em Salvador. Os projetos do laboratório atuam na interface entre produção artística e práticas contra hegemônicas, com foco em territórios físicos e simbólicos que resistem a processos de invisibilização ou apagamento, articulando ensino, pesquisa e extensão.

Cesar & Lois

Composto por Lucy HG Solomon (CA, EUA) e Cesar Baio (SP, Brasil), o coletivo Cesar & Lois investiga a evolução da relação da humanidade com a natureza, explorando interseções e paralelos entre os sistemas tecnológicos, sociais e biológicos. Cesar & Lois recebeu o Prêmio Lumen em Inteligência Artificial (2018), foram finalistas do Prêmio Global de Arte Digital de Cingapura (2019) e foram selecionados como artistas residentes no Coalesce Center for Biological Arts (2020) e no UC Davis Hess Laboratory (2021).

Guto Nòbrega // NANO

Guto Nóbrega é Pós-Doutor pela UnB, linha Arte e Tecnologia do PPGAV/UnB (2019), Doutor (2009) em Interactive Arts pelo Programa de Pós-Graduação Planetary Collegium, University of Plymouth, UK, onde desenvolveu pesquisa sob orientação do Prof. Roy Ascott. Fundou e atua como um dos coordenadores do NANO - Núcleo de Arte e Novos Organismos, espaço de pesquisa para investigação e criação artística. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais / EBA/UFRJ (2015-2017) e atualmente atua como representante da linha Poéticas Interdisciplinares no mesmo programa.

Cristiano Figueirò // Jam de dados

O Jam de dados é resultado de um componente de graduação no Bacharelado Interdisciplinar em Artes da UFBA. Tópicos especiais em Arte e Tecnologias (HACB13) ministrado pelos professores Paola Barreto Leblanc e Cristiano Figueiró. Nesse laboratório foram exploradas técnicas de sonificação com tecnologias interativas em software livre e experimentadas criações e narrativas diversas ao redor do conceito de sonificação.

Sara Matos // NANO

Vive e trabalha no Rio de Janeiro, graduanda em Artes Visuais - Escultura pela EBA-UFRJ. Se interessa por segurança web, banco de dados e programação visual. Permeia as linguagens do desenho, pintura, escultura, corpo, foto e video-arte. Atualmente é pesquisadora no laboratório NANO com a pesquisa 'Zoom Antropológico: Redes de diálogos do ser-sistema humano nas instituições virtuais' em que está sendo investigado o volume de dados de imagens aéreas de satélite para a construção de cenários em ambientes navegáveis.

Pedro Henry // NANO

Graduando do curso de Desenho Industrial – Projeto de Produto, Artista 3D e Ilustrador, atualmente sua pesquisa é direcionada ao campo da realidade virtual desenvolvendo um ambiente virtual interativo que se forma da união entre a arte e tecnologia através do observador como manipulador da realidade que está sendo criada, refletindo sobre a aplicação da arte na construção de um futuro de tecnologias inteligentes e realidades artificiais cada vez mais imersivas.